Esse Amor que Nos ConsomeSELECIONADO |
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Gatto e Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro. Ali, eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia se mistura à criação artÃstica e à crença em seus orixás. Através da dança eles se espalham pela cidade, marcando seus territórios. | PROGRAMAÇÃO
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Texto Premiação“ O TERREIRO, O AMOR E A CIDADE
Um tabuleiro de búzios. Fora de campo, a voz
de Gatto Larsen esclarece que se trata de um
problema de moradia. Também fora de campo,
a Mãe de Santo saúda todos os orixás, conversa
com as divindades e afirma que Iansã estará
abrindo seus caminhos: 'Não importa o
caminho.
Não precisa de dinheiro. Vocês vão
permanecer nesta Casa'. Eparrei Oyá! A mesma
Iansã que protege Rubens Barbot, desde
sua confirmação no terreiro das artes e outras
linguagens não verbais - a dança do orixá no
candomblé aproxima a linguagem não verbal
de sua dançavida.
Esse terreiro é compartilhado
e Barbot e Gatto vão construir juntos um
espaço de vida e arte em um casarão que se
encontra à venda no centro da cidade. Mas a
cidade, para eles, é outra. O centro da cidade
é espaço de afeto, poesia, memórias e danças
que refletem as crônicas da cidade subterrânea:
os operários das obras transtornados
pela nova versão da Cidade Maravilhosa, que
expulsa seus próprios moradores; traficantes,
bêbados e puxadores de fumo em uma favela
carioca, agora ponto turÃstico, com a 'bênção'
das UPPs; o toque e a dança dos orixás e a coreografia
quase surrealista de um dos dançarinos
que mostra um novo passinho do funk
carioca. Corte para a 'vida real': conversa com
o povo de rua, um diálogo sobre a solidão e
a violência urbana, uma idosa solitária - Allan
Ribeiro reencontra uma das mais divertidas
personagens de seu documentário de estreia,
Senhoras (2001), em deliciosos papos na Praça
da Cruz Vermelha, fronteira emblemática
entre a Lapa e a Zona Norte da cidade. Há um
estranho sentimento de pertencimento (e distanciamento)
em relação à cidade, que não é
a cidade da praia e do carnaval, mostrada Ã
exaustão em grande parte das produções cariocas.
à um outro olhar sobre o Rio Babilônia.
Ao acompanhar o cotidiano do casarão onde
moram e sua vizinhança com suas ruas vazias,
estas duas cidades coexistem. O mesmo Rio de
Janeiro, lugar de especulação mundial, às vésperas
de OlimpÃadas e Copa do Mundo, existe
para Gatto e Barbot e companhia como lugar
de sonho e resistência.
O processo criativo de Barbot e Gatto, que
também assinam a direção de arte, é a invenção de Allan Ribeiro em Esse amor que nos consome,
filme rarÃssimo no recente cinema brasileiro,
que escapa de qualquer gênero. Sem ser
documentário nem fi cção, a vida e os ensaios
de Gatto, Barbot e sua companhia de dança se
misturam a diálogos verdadeiros einventados.
Allan Ribeiro acredita em seus personagens-
atores, há um terreno (ou terreiro) comum,
uma confi ança, identifi cação total entre diretor,
filme e personagens.
Entre o desejo de Gatto e Barbot de fazer uma
grande montagem de um espetáculo e a difi -
culdade de um dos integrantes do grupo que
necessita trabalhar e ter salário fi xo para ajudar
a famÃlia, está tudo lá, a dignidade de viver da
arte, a construção de um terreiro/casa/afeto, a
certeza de um caminho, de estar fazendo 'história
no terreiro'. A fé na potência da energia da
arte: 'é a partir desta energia que a gente irradia,
instala, impregna as paredes, a vizinhança.
à por isso que é meio difÃcil sair deste lugar'. Isso
é quase um manifesto! O tal amor que consome.
Um dos mais belos longas de estreia de um
diretor carioca. Uma metáfora poderosa.
(Chico Serra) ”
Diretor: Allan Ribeiro Duração: 80min UF/Ano: RJ/2012 Roteiro: ALLAN RIBEIRO E GATTO LARSEN Produção Executiva: ANA ALICE DE MORAIS Direção de Produção: CO-PRODUÃÃO: CAVÃDEO E LINK DIGITAL Fotografia: PEDRO FAERSTEIN Câmera: PEDRO FAERSTEIN Arte: GATTO LARSEN E RUBENS BARBOT Som: IVES ROSENFELD Edição: RICARDO PRETTI Elenco: GATTO LARSEN RUBENS BARBOT WILSON ASSIS CLÃUDIA RAMALHO RUBENS ROCHA ULISES OLIVEIRA NEGO MAIA ÃDER SILVA LUÃS MONTEIRO VALÃRIA MONÃ ZEZÃ VENENO FERNANDO SILVA FERNANDO SILVA VALERIA MONÃ Contato: 3 MOINHOS PRODUÃÃES - ANA.ALICE@3MOINHOS.COM |
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2002 - 2013 MFL | Mostra do Filme Livre | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia