Cursos e Oficina

Rio de Janeiro

DISTRUKTUR, com Gustavo Jahn�

Em maio, dias 17 (das 14h30 �s 17h30), 18 (ap�s a sess�o Distruktur �s 18h) e 19 (das 13h30 �s 16h30), nos Cinemas CCBB RJ -� 50 vagas - GRATUITO - INSCRI��ES ENCERRADAS - LIMITE DE VAGAS ATINGIDO - Haver� lista de reserva no local, havendo vagas, os reservas poder�o participar dos encontros.�

Reflex�es sobre o uso da pel�cula hoje. Atrav�s de proje��es e conversas ser�o analisados filmes contempor�neos que transitam entre a arte e o cinema, entre o experimento e a narratividade, entre o registro e a encena��o, entre a palavra e o s�mbolo, entre as a��es e as rela��es.

Tendo como ponto de partida resultados de oficinas pr�ticas realizadas recentemente no Brasil, assim como experimentos em 16mm, vamos debater sobre a produ��o em pel�cula dentro de um contexto independente, autodidata, colaborativo e auto-gerido, e sobre as linguagens cinematogr�ficas poss�veis (e imposs�veis) que esses modos de produ��o podem engendrar.

Especificamente, o caso do LaborBerlin, uma associa��o que funciona como uma plataforma de produ��o, exibi��o e forma��o, da qual o ministrante � membro fundador. Atrav�s de filmes realizados em tempos e locais diversos pela dupla Distruktur (Gustavo Jahn & Melissa Dullius), entre eles No Cora��o do Viajante (Litu�nia, 2013), Cat Effekt (R�ssia, 2011), e Triangulum (Egito, 2008) vamos analisar as especificidades da pel�cula 16mm, e suas potencialidades enquanto instrumento de captura e reformula��o po�tica da realidade.

Investiga��es em torno da imprevisibilidade do material, que reage ao ser exposto � luz e aos processos fotoqu�micos, mas tamb�m a outros elementos, fatores e varia��es, mais ou menos vis�veis. Combinando pr�ticas artesanais de revela��o fotoqu�mica e processos art�sticos de produ��o, se estabelece uma esp�cie de di�logo criativo entre realizadorxs e material, a pel�cula 16mm. � justamente atrav�s deste di�logo que v�m � tona imagens complexas, auto-conscientes, imagens que prov�m de imagens e engendram imagens. Imagens como perguntas, imagens como respostas, cineor�culo, cineprofecia.

INSCRI��ES ENCERRADAS - LIMITE DE VAGAS ATINGIDO� -� Haver� lista de reserva no local, havendo vagas, os reservas poder�o participar dos encontros.�


S�o Paulo

Oficina de Cinema Experimental em Super 8 - Realiza��o e interven��o na pel�cula, com orienta��o de Renato Coelho e Priscyla Bettim

A oficina aborda o processo de realiza��o experimental em pel�cula Super 8mm, bem como o hist�rico das bitolas cinematogr�ficas e suas respectivas utiliza��es ao longo da hist�ria do cinema, com foco na cinematografia Super 8 produzida no Brasil. As t�cnicas de fotometria e filmagem, as c�meras e os equipamentos de proje��o Super 8. Os filmes realizados pelos participantes ser�o produzidos em tomada �nica (editados durante a pr�pria filmagem) e exibidos na sess�o de encerramento da MFL, com sonoriza��o ao vivo.

Durante a oficina ser�o abordadas, ainda, t�cnicas de interven��o direta na pel�cula, como pintura, raspagem e colagem.

15 vagas // 16 horas/aula, (APENAS PARA OS SELECIONADOS, ver lista abaixo)

�dias 18 e 19 de abril, das 14h �s 18h , dias 20 e 21, das 10h �s 18h.

GRATUITA - Inscri��es Encerradas - Confira os selecionados AQUI.


Bras�lia

O cinema nas margens: o super-8 de Pernambuco nos anos 1970, com orienta��o de Paulo Cunha e Ana Farache�

O curso vai abordar, de forma livre, a produ��o de cinema experimental em Pernambuco entre 1973 e 1984. Nesse per�odo, foram produzidos mais de duzentos curtas por um grupo de cineastas que propuseram uma nova leitura do cinema no Brasil. A ideia do curso � apresentar filmes e trechos de filmes de cineastas como Geneton Moraes Neto, Amin Stepple, Ivan Cordeiro, Fernando Spencer e Jomard Muniz de Brito para tentar compreender a extens�o dessa produ��o perif�rica.

Estrutura:� O curso ter� tr�s encontros de 4h cada. No primeiro, devemos discutir o in�cio do surto de super-8 no Recife, em 1973. E as duas principais vertentes da produ��o: o document�rio e o experimental. No segundo dia, passaremos a discutir obras espec�ficas e significativas dos realizadores. Finalmente, no terceiro dia, o foco ser� o esfor�o de preserva��o desse material empreendido pela Cinemateca Pernambucana.

70 vagas , 12h aula, de 16 a 18 de abril, das 14h �s 18h

GRATUITO -� Inscri��es encerradas.�