Canibal Filmes e Pepa Filmes

Para sermos uma mostra verdadeiramente livre, tentamos abrir ao máximo o conceito de “liberdade”. É claro que isso é algo muito amplo e nunca atingiremos a “liberdade absoluta”. Mas bem que tentamos!
E dentro das mil possibilidades do ser ou não ser livre, está a recente definição “Cinema de Bordas”, que vem substituindo a muitas vezes equivocada palavra “trash”. E “trash”, como todos sabem, significa “lixo” em inglês, o que pode ser bastante pejorativo, além do estrangerismo do nome. E se certos filmes são ou eram considerados “lixos” por serem toscos, principalmente por sua produção
precária, por que blockbusters ruins como “Armageddon” e “Noviça Rebelde” também não podem receber a mesma qualificação?
Só sei que a MFL investe neste formato há um tempo, independente do rótulo. Tanto é que duas figuras proiminentes desta cena ganharam ampla retrospectiva por aqui. Um deles foi o carioca Luiz Felipe de Oliveira Mano, o Pepa, que conquistou notoriedade ao fazer diversos filmes com os amigos no playground do seu prédio. E fez até um longa, o divertidíssimo “Coronel Cabelinho vs Grajaú Soldiaz”, exibido numa antológica sessão no CCBB em 2004, mesmo com um VHS troncho e com um som baixíssimo. Por estas e outras repetiremos a dose em 2011, desta vez em DVD.

Outro figura(ça) que teve uma retrô quase completa em 2009 foi Petter Baiestorf. Este rapaz de Palmitos, SC, com seus quase 37 anos já tem uma longa filmografia, a ponto de ser personagem do documentário “Baiestorf: Filmes de Sangueira e Mulher Pelada”, feito por este que vos escreve. Daí reprisaremos
um de seus melhores exemplares, o média “Vadias do Sexo Sangrento”, de 2008, onde o cara demonstra um grande domínio na narrativa. Mas a cereja do bolo é a sua talvez obra-prima, o western-musical “Ninguém deve morrer”, onde o inacreditável Gurcius Gewdner faz o papel de Ninguém. Média inédito em terras cariocas! Divirtam-se, pois, afinal, cinema é a maior diversão!
Christian Caselli

PEPA FILMES
http://www.mostralivre.com/ Rio de Janeiro
Cinema 2 – Sábado, 19/03, 18h
Cinema 1 – Sexta, 25/03, 22h
São Paulo
Cinema – Quarta, 30/03, 18h

http://www.mostralivre.com/

Coronel Cabelinho VS Grajaú Soldiaz
RJ, 2003, 84’, DVD


Coronel Cabelinho está de volta à cidade para desvendar o assassinato do filho de um diplomata com seus amigos Átila e Ferraz. Eles irão enfrentar a piorgangue do Rio de Janeiro e seu violento líder, Cão Vira Lata.
Direção, Edição e Efeitos Especais: Pepa. Câmera: Fred, Oni, Pepa, Barbosa, Felipe e Barthô. Edição de Som: Renato e Pepa. Elenco: Pepa, Renato, Barbosa,
Felipe, Barthó e Jorge.

CANIBAL FILMES
Rio de Janeiro
http://www.mostralivre.com/ Cinema 2 – Sábado, 19/03, 16h
São Paulo
Cinema – Quarta, 30/03, 19h45

Baiestorf: Filmes de Sangueira e Mulher Pelada
RJ/RS, 2005, 20’, Digital-8


Documentário sobre o maldito cineasta VHSsista Petter Baiestorf que, aos 30 anos, realizou mais de 100 filmes viscerais na pequena cidade de Palmitos.
Direção, Câmera e Edição: Christian Caselli. Produção: Guilherme Whitaker. Elenco: Petter Baiestorf, Gurcius Gewdner e Daniel Macedusss.


Vadias do sexo sangrento
SC, 2008, 30’, MiniDV/DVD
Rio de Janeiro
Cinema 2 – Sábado, 19/03, 16h
São Paulo
Cinema – Quarta, 30/03, 19h45
Casal de lésbicas é perseguido por amante traído nos domínios de Esquisito. Sangue e sexo na tradição dos filmes da Boca do Lixo dos anos 80 com cenas escatológicas e metalinguagem cinematográfica total.
Direção, Roteiro e Produção: Petter Baiestorf. Fotografia: Uzi Uschi. Edição: Gurcius Gewdner. Elenco: Liana Carrion, Coffin Souza, Lane ABC, PC, Jorge Timm
e Petter Baiestorf.

Ninguém deve morrer
SC, 2008, 30’, MiniDV/DVD


Um western musical. Eles cantam, dançam e às vezes matam também!
Direção e Roteiro: Petter Baiestorf. Produção: Petter Baiestorf, Coffin Souza, Carli Bortolanza, Gurcius Gewdner e Carrascu. Edição: Gurcius Gewdner. Elenco: Gurcius Gewdner, Lane ABC, Rogorowsky, Daniel Villa Verde, André Honey, André Luiz, Jorge Timm, Ljana Carrion, Coffin Souza, Cristian Verardi,
Insekto, Elio Copini, Minuano, E. B. Tonioli, PC, Wender Zanon, Nenê, Alejandro Gutierrez, Wanderley Jurandir e Petter Baiestorf.
 

 







2002 - 2013 MFL | Mostra do Filme Livre | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia