Cl�ssicos do CTAV

Desde a década de 1930, o Estado brasileiro foi, sistematicamente, produtor de filmes educativos e culturais através da atuação do INCE (Instituto Nacional do Cinema Educativo), do INC (Instituto Nacional do Cinema), do DAC-MEC (Departamento de Ação Cultural do Ministério da Educação) e da EMBRAFILME (Empresa Brasileira de Filmes).

Essa produção se caracteriza pela diversidade de temas e pelas diversas gerações de cineastas que colocaram sua criatividade a serviço de um projeto que lançou um olhar plural sobre a história e a cultura do Brasil. Cineastas importantes como Humberto Mauro, Adhemar Gonzaga, Alex Viany, Vladimir Carvalho, David Neves, Arthur Omar, Marcos Magalhães, e muitos outros.

Mesmo dentro de uma produção estatal, a independência e o experimentalismo caracterizaram muitos filmes como Di Cavalcanti, de Glauber Rocha, e Música barroca mineira, de Arthur Omar e atraíram também artistas plásticos, como Lygia Pape e Antonio Manuel.

O CTAv (Centro Técnico audiovisual) é hoje o responsável pela guarda, conservação e difusão de todo esse acervo, que inclui filmes como Limite, de Mário Peixoto (1931), A velha a fiar de Humberto Mauro, O Aleijadinho, de Joaquim Pedro de Andrade e Mundo à parte, de Arne Sucksdorff.

Divirtam-se com os cinco filmes selecionados para esse programa!

 


Quando: 31-03-2010 às 18:30h (Quarta-feira)
Local: Cinema 1
Duração: 63 minutos

Filmes:

* "A fábula da Festa no Céu" De Noilton Nunes - RJ
* "Cinema" De Paulo Cezar Saraceni - RJ
* "Conversa com Cascudo" De Walter Lima Júnior - RJ
* "Megalópolis" De Leon Hirszmann - RJ
* "Perto de Clarice" De João Carlos Horta - RJ

 







2002 - 2013 MFL | Mostra do Filme Livre | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia