Forum dos Festivais presente

O CINEMA BRASILEIRO MERECE FESTIVAIS

O caminho está aberto rumo aos nove anos de atuação. Em 2009, o Fórum dos Festivais bate às portas da sua primeira década de existência revigorado no seu conceito de atuação que mira a valorização de um circuito de eventos audiovisuais cada vez mais diversificado, o fortalecimento do setor de festivais no dinâmico ambiente da indústria audiovisual brasileira e a franca interlocução com os demais segmentos deste universo audiovisual.

Integração, alianças e parcerias, serão - sem dúvida - a marca da trajetória do Fórum dos Festivais em 2009. Trata-se na verdade, da colheita do que foi plantado em 2008, quando vivemos uma rica experiência de aproximação estratégica com a ABD-Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas, o CNC-Conselho Nacional de Cineclubes e a ABCA- Associação Brasileira de Cinema de Animação. Juntam-se a este grupo os contatos com a Coalização Brasileira pela Diversidade Cultural e o setor de preservação.

Os diversos encontros que proporcionaram um produtivo diálogo entre estas entidades, representam o esforço na busca de ações de interesse comum que permitam a viabilização dos projetos do chamado “cinema cultural”, que reúne os festivais, os curtas-metragens, a preservação, o movimento cineclubistas e o setor de animação. A agenda para 2009 será ainda mais ampliada. Para mantermos nossa postura pró-ativa em relação ao cenário que se apresenta, a resposta é mais trabalho, dedicação, desprendimento e capacidade de consolidar parcerias.

A temporada de festivais inicia o ano realizando seis eventos em janeiro: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte sediam os primeiros festivais. A novidade é o surgimento de um novo projeto no exterior, o Hollywood Brazilian Film Festival, que aposta na promoção e difusão dos filmes brasileiros nos Estados Unidos. É a prova de um circuito que se reinventa, se renova e se movimenta incessantemente no sentido da aproximação da sociedade à produção audiovisual brasileira. No momento em que o Ministério da Cultura inspira-se na constatação de que há no Brasil um verdadeiro aphartheid cultural, para propor um conjunto de mudanças profundas na Lei Rouanet, os festivais crescem em importância por desempenharem, como poucos, este imprescindível papel de democratização do acesso da população aos nossos filmes. Somos protagonistas no processo de redução da exclusão audiovisual vivenciada pelo cidadão brasileiro.
É com orgulho que os festivais marcam sua presença nas regiões ribeirinhas, expandem suas programações para localidades longínquas do país, realizam exibições em inúmeros municípios onde ninguém jamais teve a coragem de implantar um sala de exibição. Reafirmam sua condição de formadores de platéia, de estimuladores de um processo reflexivo para seus freqüentadores, incentivam o surgimento de novos apreciadores da magia de ver e fazer cinema. Com isso, contribuem decisivamente para a implantação de uma cultura audiovisual no território nacional. E, através dos eventos que acontecem no exterior, dão visibilidade aos nossos filmes junto aos mercados de importância mundial.
Os mais de dois milhões de espectadores que todos os anos são atraídos pelos festivais legitimam nossa atividade que conquistou o respeito e a admiração do público, de autoridades, gestores culturais, realizadores, produtores, parceiros, imprensa e patrocinadores, graças à incansável dedicação de cada organizador de festival. Organizar um festival é assumir uma enorme responsabilidade junto à sociedade e a todos os profissionais envolvidos no seu contexto de atuação. É uma atitude de coragem que envolve compromissos artísticos, culturais, éticos, econômicos e sociais.

Deixemos então que o circuito de festivais brasileiros de cinema tenha fluência crescente, qualificada, arrebatadora e faça com que cada cidadão se aproprie das imagens que expressam a nossa diversidade, nossos contrastes.

Fórum dos Festivais
Janeiro/2009
www.forumdosfestivais.com.br
 


CODIGO DE ÉTICA – FORUM DOS FESTIVAIS

O FÓRUM NACIONAL DOS ORGANIZADORES DE EVENTOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS – FÓRUM DOS FESTIVAIS, REUNIDO EM RECIFE, EM 27 DE MARÇO DE 2000, ESTABELECE O SEU CÓDIGO DE ÉTICA A SER SEGUIDO E RESPEITADO POR TODOS OS SEUS MEMBROS.


1. A finalidade em si de um festival é promover o produto audiovisual, respeitando-o como manifestação artística, formando e informando o público.

2. O festival deve proporcionar a excelência técnica e a infra-estrutura necessárias para garantir a integridade física e a boa apresentação das obras em qualquer suporte material, bitola, formato ou duração.

3. O festival deve garantir aos autores e/ou detentores de seus direitos a contratação de seguro contra eventuais danos e sinistros que possam vir a ocorrer da chegada da obra até o momento de sua devolução, ou garantir – por meios próprios – a integridade das obras.

4. O festival deve definir o seu perfil específico, estabelecer um regulamento escrito, torná-lo público e cumprí-lo, respeitando o calendário de festivais existentes e os eventos já estabelecidos. As informações constantes em quaisquer documentos produzidos pela organização do festival, serão consideradas oficiais e de responsabilidade dos mesmos, devendo ser encaminhadas à secretaria do fórum.

5. O festival deve priorizar a participação de artistas e técnicos e outros profissionais diretamente envolvidos na produção e na promoção das obras apresentadas, além de garantir tratamento igualitário aos participantes da mesma categoria.

6. O festival deve assegurar a liberdade de expressão, não aceitando qualquer tipo de censura.

7. O festival deve garantir a transparência na sua seleção, notificando com antecedência – ou seja, antes da divulgação da sua programação oficial – os representantes dos títulos selecionados e não selecionados.

8. O festival deve assegurar em suas publicações dados corretos e completos sobre as obras selecionadas, bem como os contatos e endereços de seus representantes.

9. Os festivais devem envidar esforços para promover a mais ampla cooperação, garantindo a troca de informações entre os eventos, a colaboração técnica e logística.

10. Os festivais membros devem promover e fortalecer as posições assumidas pelo Fórum dos Festivais.

www.forumdosfestivais.com.br Tel/Fax: (21) 2527-5687

 







2002 - 2013 MFL | Mostra do Filme Livre | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia