Selecionados para Oficina de Cinematografia

De 12/2 a 16/2 – das 9:30h às 12:30h
Oficina de Cinematografia digital - 15h/aula = 5 aulas de 3 horas cada
Com Othon Castro. Conteúdo: Fundamentos da linguagem cinematográfica, direção de fotografia e operação de câmeras nos formatos DV/HDV. O vídeo entendido como cinematografia eletrônica, as analogias e diferenças em relação ao trabalho com a película. Noções de iluminação, linguagem, exposição, relação de contraste e cor da fotografia em vídeo. Controle do áudio. Explicação do menu da câmera e prática das conceitos abordados. As aulas são ilustradas com pinturas, cenas de filmes e fotografias.  Othon Castro é formado em direção de fotografia pela EICTV-Cuba, participou de vários longas-metragens nacionais e extrangeiros, é diretor de fotografia de curtas, videoclipes, documentários e programas de tv para os canais NatGeo, Futura e GNT.

Espaço Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro
Tel: 21 3131 3060 - www.institutotelemar.org.br/oifuturo

Os alunos  foram selecionados de acordo com as respostas dadas à duas questões, a saber: ´O que você entende por Filme Livre!` e ´Por que você quer fazer a oficina`.

Eis a seleção para a oficina de cinematografia digital (textos publicados exatamente como postados):

nome: Daniel de Assis Trindade
oque_seria_um_filme_livre: filme livre é o caminho da toca do coelho. a mais simples demonstração de que o eterno nos pertence.
porque_deseja_fazer_a_oficina: quero fazer curtas sobre a cultura carioca. sempre com humor e filosofia.

nome: Jacqueline Calazans
oque_seria_um_filme_livre: Liberdade de expressão. Liberdade para diversas e extremas linguagens e visões ... Liberdade para experimentação, criação, exposição, exacerbação, catárse... Liberdade de expressão. porque_deseja_fazer_a_oficina: Para ter o conhecimento necessário para executar as idéias que tenho e não consigo pôr em prática por falta de experiência e uma boa orientação.

nome: Bianca Zanoni
oque_seria_um_filme_livre: Filme livre é uma forma de trabalhar com a imagem em movimento, de forma a explorar o máximo de suas possibilidades técnicas e conceituais. porque_deseja_fazer_a_oficina: O filme digital hoje é uma realidade e para desenvolvermos nossos projetos é necessário um conhecimento abrangente desta mídia, que acredito, seja a proposta desta oficina.

nome: Renata Vaz Leal Ferreira
oque_seria_um_filme_livre: Na minha concepção é um filme que não tem vinculo com qualquer tipo de padrão pré determinado, que, é baseado na criação espontanea e no conhecimento técnico, indispensável para controlar as máquinas que concebem vida à idéia.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Por que me dará respaldo pra iniciar vários projetos que até hoje estão engavetados.

nome: aline bastos sette
oque_seria_um_filme_livre: a possibilidade de se ter diversos filmes com diversos modos de se fazer filme. tendo o foco menos no que se faz do que no \"como\" se faz. porque_deseja_fazer_a_oficina: durante um curso de pós-graduação em dança contemporânea, comecei a me interessar por vídeo-dança. procurei por cursos na área e sem nenhuma noção comecei por um curso de avid no final do ano passado. desde então não parei mais de querer saber mais e mais. vou entrar na faculdade de cinema e pela descrição do curso me pareceu uma boa oportunidade para um bom começo.

nome: Pedro de Andréa Gradella
oque_seria_um_filme_livre: Filmes que tenham liberdade de formato, de tempo de genero. Filmes que possam explorar as potencias do audiovisual, independente da adequação imposta pelo mercado. Espaço de reflexão da forma e conteudo. porque deseja fazer a oficina: Me interesso pelos aspectos da fotografia com equipamentos de video digital,conhecimento que necessito para projetos na tv comunitaria, e documentarios que gostaria de realizar. Também desejo fazer o curso, pelo convívio com pessoas com interesses próximos, e a possibilidfade de realizar trabalhos coletivos.

nome: arli pacheco
oque_seria_um_filme_livre: filme desenvolvido a partir de iniciativa da sociedade e interesses dos seus membros: políticos e sociais e que buscam sempre um diálogo com o espectador através da mensagem ou da abertura para ainterferência deste no filme, em pós edição na internet, qdo finalizado pelos autores. porque_deseja_fazer_a_oficina: instrumentalizar minha ação para a realização dos projetos q tenho neste instante, q são as realizações de documentários em fase de captação de imagens um e outros em preprodução.

nome: Maria Cecilia Sousa de Castro
oque_seria_um_filme_livre: Acredito que filme livre é algo fora de formatos e parâmetros pré-estabelecidos e que tenha como elemento principal a criatividade. porque_deseja_fazer_a_oficina: Trabalho no Laboratório de Educação e Imagem, na UERJ e gostaria de aprimorar meus conhecimentos sobre produção de vídeo, inclusive pelo alto valor dos cursos relacionados a isso.

nome: Marília Cunha
oque_seria_um_filme_livre: Uma obra aberta,que,desconstruindo a narrativa tradicional, impõe um discurso ou mesmo uma estética diferenciada. porque_deseja_fazer_a_oficina: Realizadora de documentários experimentais, venho realizando trabalhos sob a viabilidade do suporte digital.De mini-DV a câmeras de celular, reinvenção é a palavra.Assim,tal oficina só tende a agregar valor em minhas produções.

nome: Juliana Radler
oque_seria_um_filme_livre: é um filme sem compromissos com roteiro, sem vínculos econômicos, que privilegia a produção autoral. porque_deseja_fazer_a_oficina: Sou jornalista, trabalho com video e sou diretora de uma ong que produz documentários sociais e ambientais.

nome: Felipe Pasini
oque_seria_um_filme_livre: Filme realizado sem qualquer compromisso com terceiros. porque_deseja_fazer_a_oficina: Para ampliar conhecimentos em cinematografia, pois sou diretor de uma ong que produz documentários e recentemente adquirimos uma camera hdv.

nome: Heverton Souza Lima
oque_seria_um_filme_livre: Filme Livre remete à liberdade de criar. Daí sua ligação com o filme autoral, a produção independente, sem amarras com incentivos estatais e interesses de produtoras. porque_deseja_fazer_a_oficina: Sou aluno de Cinema da UFF e quero entender mais sobre o cinema digital, já que tanto gosto pois populariza a prodrução de cinema pelo baixo custo. Já fiz um curta em vídeo e senti que preciso apreender mais sobre cinematografia digital.

nome: Daniela Margutti
oque_seria_um_filme_livre: E toda a produção audiovisual que da espaço e enfase a liberdade de expressão. Todo e qualquer tipo de linguagem e tecnica pode ser usada aqui. (desculpe, estou sem acento no teclado) porque_deseja_fazer_a_oficina: Para aprimorar meus conhecimentos e fazer contatos profissionais.

nome: thiago macedo
oque_seria_um_filme_livre: Penso que se refere ao fato de que o filme não tem de seguir padrão nenhum. ele é interessante por ser experimental. justamente pelo fato de não ter compromisso com o padrão ele pode ser qualquer coisa, até invador. Já que a melhor maneira de inovar no cinema é ser amador. porque_deseja_fazer_a_oficina: Tenho alguma iniciação em vídeo e animação, muito básica, e me interesso muito por conceitos como linguagem audiovisual, (iluminação, expressão, etc.) e tenho projetos pessoais também que precisam de uma melhora mais \"técnica\". Acho que esse curso pode ajudar muito a melhorar a qualidade do trabalho que faço.

nome: Bruno Bacellar Lopes
oque_seria_um_filme_livre: Muito pouco, mas acredito que signifique a não aceitação de normas pré-estabelecidas extremamente rígidas, que muitas vezes não se justificam ou encontram espaço pertinente no processo de criação. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque o filme (o cinema) é uma linguagem diferente da qual conheci no meu curso de graduação. E acredito que esta oficina proporcione isso. Além disso, pretendo iniciar a faculdade de cinema.

nome: Evellyn Moreira Pacheco
oque_seria_um_filme_livre: O que entendo por \"filme livre\" é liberdade de criar vídeos ou filmes de uma forma desprendida dos conceitos já existentes, experimentando novas linguagens. Filme livre é experimentação. porque_deseja_fazer_a_oficina: Já estudei fotografia anteriormente, fiz um curso técnico na Kabum! (patrocinada pela Oi) por um ano e meio. Desejo participar da oficina para aprimorar meus conhecimentos na área e obter mais capacitação para trabalhar com fotografia para vídeo, pois é exatamente nesse aspecto que preciso obter mais conhecimentos para realizar trabalhos com mais qualidade.

nome: Fernanda Sarmento
oque_seria_um_filme_livre: Uma forma mais independende de estar se fazendo cinema. Essa independência se refere tanto ao roteiro quanto a produção, a finalização e a distribuição. Algo que foge das amarras comerciais e valorize a criatividade e a qualidade. porque_deseja_fazer_a_oficina: As áreas que me emocionam no cinema são: fotografia e roteiro. Roteiro eu consegui fazer dois cursos. Mas fotografia, nunca tive como arcar. Surgindo essa oportunidade, volta toda as perspectivas de retomar as idéias engavetadas, até então, pela dificuldade financeira que vejo em fazer cinema.

nome: Luanne Araujo
oque_seria_um_filme_livre: Um filme que vem de dentro pra fora, realizado sobretudo com vontade de ser feito e objetivo a ser logrado. E sem limites para a imaginação. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque estudo cinema, ou seja, o tema em si já me interessa. Busco novas experiências e novas visões cinematográficas. Recentemente estive na EICTV e pude ver a qualidade de pensamento que acontece por ali. Como o aprendizado vem essencialmente de quem ensina creio que o Othon Castro terá algo interessante para transmitir e abrir novos horizontes.

nome: Fabricio Valente Menicucci
oque_seria_um_filme_livre: Todo filme é uma arte que deve estar acessível a toda a humanidade... A obra artística não é de seu criador, e sim de todas as pessoas que se tocam por ela... porque_deseja_fazer_a_oficina: Trabalho como diretor teatral há 10 anos e me formei recentemente em Comunicação social, na Universidade Federal de Viçosa. Estou iniciando minha carreira como cineasta. Já dirigi alguns curtas e documentários, pretendo me mudar para o Rio de Janeiro e trabalhar na área. Um curso como esse, tanto o de edição quanto o de cinematografia, será de extrema importância para que eu adiquira conhecimentos técnicos que irão ajudar imensamente em meu trabalho.

oficina: cinematografia
nome: Bruno Murtinho de Moraes
oque_seria_um_filme_livre: Filmes sem qualquer limitação, seja quanto ao seu formato, indo do HS ou o velho 8mm ao 35mm ou os mais modernos formatos digitais, ou aunto à sua temática ou estilo, aceitando qualuqer assunto ou experimentação.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Para me dar mais subsídios para o curta que quero fazer em breve. Sempre quis dirigir e, finalmente, tomei coragem, mas para isso, preciso ter um conhecimento maior dos recursos envolvidos.

nome: PATRICIA BEATRIZ BARROS GASPAR
oque_seria_um_filme_livre: UMA IDEIA NA CABEÇA, NOÇÕES DE FOTOGRAFIA, UMA CAMERA DESPONIVEL E UMA OPORTUNIDADE DE GRAVAR. porque_deseja_fazer_a_oficina: AMO ESTA ARTE QUERO SER UMA PROFISSIONAL DE CINEMA. SOU DE FAMILIA HUMILDE MAS SEMPRE QUE TENHO OPORTUNIDADE APROVEITO PARA APRENDER SOBRE ESTA ARTE.

nome: Vinícius da Silva Oliveira
oque_seria_um_filme_livre: Entendo que é uma nova maneira de se fazer cinema, sem ficar na dependência de patrocinadores, fugindo também da burocratização imposta pelos editais de incentivo a cultura. Um novo olhar sobre a arte, que irá estimular novas realizações e aumentará em muito a quantidade de filmes de boa qualidade no Brasil. É isso, renovação e liberdade. porque_deseja_fazer_a_oficina: Pois pretendo me especializar na questão fotográfica do filme, nas várias utilizações da luz e assim poder utilizar este conhecimento para a produção de documentários independentes.

nome: Eduardo Bernardes
oque_seria_um_filme_livre: A liberdade da criação cada vez mais possibilitada pelas novas tecnologias audiovisuais.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Sou formado em rádio e tv pela Facha, sendo que os 3 primeiros anos eu cursei na Umesp em São Paulo. Já realizei alguns curtas, e atualmente trabalho como Repórter Cinematográfico na TV Globo, gostaria de fazer a oficia para entrar mais em contato com a linguagem fotagráfica no cinema digital e as possibilidades desse formato.

nome: Diego Madi Dias
oque_seria_um_filme_livre: \"Filme Livre\" é a expressão visual livre de paradigmas, quanto ao tema, seja quanto às questões mais técnicas e estéticas. É a arte da capacidade humana de enxergar. São todas as infinitas possibilidades de mostrar e de ver.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Sou estudante de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), com interesse na área de produção audiovisual. Penso que na comunicação como instrumento e, nesse sentido, vejo a minha formação como referencial teórico do \"que ser dito\", propriamente. Não tenho experiências na área e busco uma oportunidade de aprendizado, certo de que poderei colaborar com o incremento na área, principalmente a partir de paixão e vontade de acertar.

nome: Magda Marina Resende
oque_seria_um_filme_livre: São filmes de vários formatos, gêneros e durações. Realizados com o sem patrocinadores por profissionais ou amadores. porque_deseja_fazer_a_oficina: Ha muitos anos atras desejava transformar algumas das minhas peças teatrais em obras cinematográficas, porém só consegui começar a realizar este sonho agora na \"era digital\". Roterizei, produzi e protagonizei em 1999 um curta intitulado \"as carpideiras\" Baseado em um monólogo que escrevi a 15 anos atras. para minha total surpresa este curta participou de 4 festivais, conquistando 10 prêmios. (inclusive no festival de Gramado - RS e em Montevidéo / Uruguai. Agora em 2006 acabei de finalizar um DVD educativo com o título: AIDS, ASSIM PEGA? ou AIDS, ASSIM NÂO PEGA? Também escrito para teatro ha mais de 10 anos. Ambos sem nenhum tipo de patrocinio financeiro(contando com a colaboração de amigos e parceiros) Sei que ainda tenho MUITÍSSIMO a aprender e vejo nesta oficina uma oportunidade MARAVILHOSA de começar a conheçer de FATO,dicas e técnicas que tenho certeza me serão muito uteis. O fato da oficina ser ministrada por um profissional altamente qualificado me fascina ainda mais. Um beijinho carinhoso

nome: Maryellen Lira Caliocane
oque_seria_um_filme_livre: Meu entendimento por \"filme livre\" ficou mais claro ao frequentar a Mostra do Filme Livre no CCBB, temas diversos utilizando tecnologia diversas, narrativa classica e o experiemntalismo numa mesma sessao, animacoes juntos com documentarios, e desta maneira faz o espectador pensar e perceber todas as formas que o cinema tem de se expressar.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Desejo muito participar para dar uma reclicada na minha visao de fotografa de cinema, fiz algumas fotografias dos curtas na faculdade e fora dela tambem, incluindo 2 experiencias em pelicula, contudo irei me formar e precisaria viver financeiramente, e por isso tive q ampliar o foco do meu curriculo e atualemnte trabalho no museu, mas com muita saudade e vontade de respirar os ares cimenatograficos e para estar sempre \"por dentro\" das novidades tecnologicas.

nome: Rafael Vieira da Cal
oque_seria_um_filme_livre: filme independente, que não precise se enquadrar no \"blockbuster way of life\".
porque_deseja_fazer_a_oficina: gosto muito de fotografia e trabalho com iluminação cênica, por isso acho que seria interessante fazer a oficina e descobrir uma nova área.

nome: Mercedes Duarte e Silva
oque_seria_um_filme_livre: Nada. Mas... no chute, seria a elaboração de um filme sem a utilização de uma liguagem cinematográfica padrão (clássica)  porque_deseja_fazer_a_oficina: Penso em futuramente (ou mesmo desde já, dependendo das circunstância) realizar a filmagem de trabalhos etnográficos.

nome: Marislôva Carvalho
oque_seria_um_filme_livre: Filme independente realizado com recursos próprios, sem apoio governamental
porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque já participei da produção de alguns curtas, bem como atuei em alguns e agora que comprei um cancorder e montei uma pequena ilha de edição no PC, quero aprender a fazer os meus próprios curtas.

nome: Alex Sandro Barcelos Côrtes
oque_seria_um_filme_livre: Um meio pelo qual realizadores possam produzir e expressar livremente suas idéias, pensamentos e proposições estéticas. No contexto atual em que há uma espécie de controle por parte de poucos não só dos meios de produção e propagação audiovisual mas também dos orçamentos públicos para produção imagética, a possibilidade de filmes livres vem de encontro às necessidades fundamentais de comunicação da grande maioria do público. É a possibilidade da transposição da barreira do \"mero espectador\", com a possibilidade do tornar-se espectador-realizador. porque_deseja_fazer_a_oficina: Preciso aprender melhor sobre o funcionamento e o manuseio dos equipamentos digitais de forma a aperfeiçoar meus processos de produção de vídeo.

nome: Renan Pinto
oque_seria_um_filme_livre: Um aoportunidade de mostar aos outros, sem pretenção alguma, a forma como vejo e vivo o MEU mundo, divindo experiências e agregando valores. porque_deseja_fazer_a_oficina: Como designer e já participei da produção de um curta, como modelador e cenografista. Sendo assim desejo me interar melhor sobre as técnicas ampliando minha gama de conhecimento para tocar uma produção independente.

nome: Túlio Bambino
oque_seria_um_filme_livre: Algo que reflita a contemporaneidade com a minha contribuição. O olhar individualizado, observando o coletivo a ele se mistura. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque tenho me dedicadoa realizações e ao estudo do cinema, preciso de informação e de trocas com as pessoas que realizam e atuam no mercado AV.

nome: Ana Carolina Freitas
oque_seria_um_filme_livre: Um conjunto de pessoas trabalhando em busca da realização criativa; um filme que não tem que atender á expectativas financeiras ou intelectuais de ninguem específico. Um filme que funcione pela simples razão de ser...
porque_deseja_fazer_a_oficina: Eu trabalho com camera e edição em curtas, eventos e institucionais, e o último curso que eu fiz de cinematografia digital foi em 2003, na Fundição Progresso. Quero me manter atualizada e expandir meus conhecimentos sobre a tecnologia e fotografia digital.

nome: Tatiana Roza Mazzei
oque_seria_um_filme_livre: A possibilidade de se fazer cinema de autoria, usando os meios de comunicação como um instrumento de arte e modificador social. porque_deseja_fazer_a_oficina: Sendo estudante de comunicação, me interessa qualquer fonte de informação que me forneça meios de expressão e de melhor realizar os trabalhos que venha a fazer. Principalmente por ter interesse especial pelo audiovisual e projetos nessa área.

nome: Leandro Felgueiras das Neves
oque_seria_um_filme_livre: Filme experimental, que busca novas formas de se fazer filmes. Independente dos padrões em uso, contribui para expansão da linguagem. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque acho interessante trabalhar com imagem e movimento e gostaria muito de aprender sobre o assunto.

nome: Ana Alice de Morais
oque_seria_um_filme_livre: Bicho-solto não domesticável - e para quê? - bem dotado de vida para muito além da cabeça de quem o concebe. Filme existencial : eu existo - independente de diretor, câmera, tripé ou fita-crepe. Filme exibicionista: eu me mostro - ainda que sem tela projetor ou público. Filme que não nasce - mas também nunca morre.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Como estudante de cinema, venho tentando me especializar em fotografia. Sendo assim, procuro sempre buscar cursos e oficinas que me acrescentem conhecimentos na área - para além do que já é ensinado na universidade - e o digital ainda se configura como uma lacuna na minha formação.

nome: Luiz Felipe Cozzolino
oque_seria_um_filme_livre: Um filme desvinculado do compromisso com o mercado e das amarras do gosto alheio.
porque_deseja_fazer_a_oficina: compreendo o momento atual como de expansão da linguagem da imagem e movimento, da afirmação do vídeo de baixo custo e autoral como suporte de comunicação. Desejo comnpreenderbe aprender a usar a linguagem do video como ferramenta de expressão.

nome: Jocimar Vitalino de Araujo
oque_seria_um_filme_livre: Um video que demostra sua vontade de seus pensamentos tornando em materia através de uma camera onde pessoas poderam ter idéia e opiniões boas ou ruim. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque trabalho no projeto Cinema com Batuque(Sesc São João de Meriti),CineGuadu(Japeri)e faço parte da (Cia Brasileira de Filmes Baratos) com a união estamos com a tentativa de Lançar uma produtora (AntiCinema), mais não tenho um curso de cinema e sim só pratica passada por amigos, me intereço muito em cinema mas gostaria de ter pratica com cinematografia

nome: ISABEL CRISTINA JORGE LUIZ
oque_seria_um_filme_livre: Seria qualquer tipo de filme, sem nenhum impedimento por ser de um gênero ou de outro.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque faço faculdade de cinema e o assunto é de suma importância para o meu aperfeiçoamento profissional.

nome: Lia Brum
oque_seria_um_filme_livre: um experimento despido de preconceitos. uma aventura cativante. uma surpresa.
porque_deseja_fazer_a_oficina: porque preciso ocupar melhor meu raro tempo de férias universitárias.

nome: Clarisse Tarran
oque_seria_um_filme_livre: Um filme mais solto das fórmulas lineares de construcão do cinema tradicional.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Já realizei alguns vídeos de arte, um documentário. mas gostaria de me aprimorar técnicamente e gosto de escutar os realizadores e aprender com eles.

nome: Felipe Cataldo
oque_seria_um_filme_livre: Uma obra audiovisual que não esteja arraigada a qualquer tipo doutrinário de linguagem. porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque o Othon fotografou parte de meu último filme (\"Cascadura\") e achei sua visão cinematográfica primorosa.

nome: Daniel Caldas Gaspar
oque_seria_um_filme_livre: Uma criação artística voltada, sim, para o público, mas que não tenha que se mutilar para obedecer as regras mercadológicas.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Porque creio ser através da cinematografia digital e do cinema digital que o espaço de discussão e de produção cinematográficas serão democratizados no país.

nome: Monique lafond
oque_seria_um_filme_livre: Liberdade de expressão porque_deseja_fazer_a_oficina: aprender a operar a câmera

nome: Diego Garcia
oque_seria_um_filme_livre: Na minha opinião, um filme livre pode ou não ser realizado de forma independente. O que o caracteriza como tal é seu caráter experimental, onde não se assumem os paradigmas da linguagem clássica de cinema como a forma correta de se fazer um filme mas, sim, privilegia o risco da experimentação. porque_deseja_fazer_a_oficina: Tenho muito interesse em fotografia de cinema e também nas novas tecnologias que tendem a viabilizar projetos de baixo orçamento. Acho fantástica a facilidade em se produzir um filme digital atualmente mas, ao mesmo tempo, vejo que essa facilidade pode ser como uma armadilha, principalmente na dimensão estética do filme.

nome: Mariana Ferraz Abbade
oque_seria_um_filme_livre: Penso numa proposta necessária ao realizador. Uma obra que pede para ser feita. Encharcada de referências indispensáveis e naturais. porque_deseja_fazer_a_oficina: Sou bacharel em cênicas, formada em Curitiba em 2000. Moro em Niterói há 6 anos e a produção audiovisual carioca me despertou muito mais do que a teatral. Dirigi e escrevi um roteiro, produzo alguns outros. Gosto da construção de idéias/imagens/sons mas tenho pouco conhecimento de equipamentos, funções, possibilidades. Gostaria muito de estar ainda mais próxima disso. Agradeço e aguardo.

nome: Bruno Diel
oque_seria_um_filme_livre: Entendo \"filme livre\" como uma alternativa aos modos de produção e exibição que dominam o mercado cinematográfico atual, com o intuito de democratizar e incentivar a atividade audiovisual de uma maneira mais ampla, livre dos entraves econômicos e políticos que encontramos para se fazer cinema no Brasil hoje.
porque_deseja_fazer_a_oficina: Tenho profundo interesse em cursar a oficina de \"cinematografia digital\" da MFL, uma vez que essa foi a especialização técnica que escolhi para me desenvolver como profissional e artista em audiovisual. Já contribuí como câmera e fotógrafo junto a pequenas produções pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro enquanto estudava por lá e mesmo depois de formado, mas reconheço minha carência técnica nessa área. Vejo a oficina como uma rara oportunidade para aprender o que for possível sobre o assunto junto a um profissional que trabalha continuamente

nome: valerio martins da fonseca
oque_seria_um_filme_livre: Um filme criado a partir de uma idéia e realizado por uma equipe que a faça existir em imagem...tudo isso feito de uma forma livre e sem uma produção preocupada somente nos gastos e nos lucros.Embora acredite que o cinema precisa ser lucrativo pro seu país, porque_deseja_fazer_a_oficina: ter uma maior consciência do cinema digital , sua distibuição e seu futuro...a banalização da imagem ou o fim da película...tudo isso me interessa.

nome: Claudia Costa
oque_seria_um_filme_livre: Veículo de expressão audiovisual em todas as suas múltiplas possibilidades narrativas e de gênero. porque_deseja_fazer_a_oficina:Desejo conhecimentos sobre cinematografia para que eu possa executar pequenos roteiros de curta-metragem com câmera digital.

 







2002 - 2013 MFL | Mostra do Filme Livre | Tecnologia Rivello/Menta | Produção WSET Multimídia