Os rostos de dez mulheres, mães dos realizadores, ampliam o rosto desgraçado de Helena Fracasso e ensaiam as desgraças que acometeram sua vida. Acompanhamos sua trajetória a partir da abertura democrática do Brasil, seu sucesso no mercado de trabalho e sua decadência financeira e subjetiva. Como saldo final de uma vida (ou de dez), resulta a lenda urbana de uma mulher fantasmática, dirigindo um Palio prateado e disposta a ajudar a mulher brasileira endividada que pragueja contra a própria vida.
Direção: Renato Sircilli e Rodrigo Batista
Duração: 30
min
UF/Ano: SP/2015
Classificação Indicativa: 10 anos
Equipe: Direção: Renato Sircilli e Rodrigo Batista / Roteiro: Luiz Pimentel e Nicole Oliveira / Produção: OlÃvia Patto e Renan Salvetti / Direção de fotografia: Adriana Serafim / Montagem: Renato Sircilli / Direção de arte e letreiros: Juliana Juc? / Fotografias still: Bruno Claro / Mixagem e edição de som: Henrique Chiurciu e Sérgio Abdalla / Som direto: Clara Lazarim / Trilha musical: Cain? Vidor / Assistente de direção: OlÃvia Patto / Assistente de fotografia: Bruno Moreno / Elenco: com as mães Margareth de Gouveia Berenguer, Maria Amélia Pereira Lopes, Maria Cecilia Amendola Faganello, Maria EmÃlia AlcebÃades, Maria Meire Silva de Oliveira, Marilena de Melo Pimentel, Silvia Vidor, Solange Id, Sonia Maria da Silvia Dias (em memória), Suzana Valéria Garcia Sircilli, Aparecido Faganello, Liliana Junqueira, Paulo Barcelos, Sarah Giannini
Elenco: com as m?es
Margareth de Gouveia Berenguer
Maria Am?lia Pereira Lopes
Maria Cecilia Amendola Faganello
Maria Em?lia Alceb?ades
Maria Meire Silva de Oliveira
Marilena de Melo Pimentel
Silvia Vidor
Solange Id
Sonia Maria da Silvia Dias (em mem?ria)
Suzana Val?ria Garcia Sircilli
Aparecido Faganello
Liliana Junqueira
Paulo Barcelos
Sarah Giannini
Contato: Renato Garcia Sircilli - renatosircilli@gmail.com
Texto Premiação
“ DA DESGRAÃA DE SER HUMANO
Por vezes nos deparamos com filmes que jamais esqueceremos, pois nos tocam em questões mais profundas, não necessariamente sérias e/ou baseadas em fatos reais, mas marcantes. Filmes que ressignificam imagens de arquivos públicos ou pessoais, que trazem de volta à vida mundos já falecidos e que, de toda forma, ainda somos consequências. Como
em 1985, em BrasÃlia, quando a TV anunciava eufórica e ingenuamente a volta da democracia ao Brasil e o sonho de ser feliz neste lugar. Agora, 30 anos depois, a viagem segue na paixão do narrador pela mulher trabalhadora vencedora e independente, justamente as 10 mães dos que
fi zeram o filme possÃvel. Todas aqui são Helena Fracasso, a mãe, mulher de verdade, a poderosa vanguardista sem igual e também, por isso tudo, a desgracenta na sina de representar a ordem e o progresso de ter marido, filhos, emprego com carteira assinada e dÃvidas que podem sujar seu nome de famÃlia.
A voz do macho prossegue friamente mesclando todo sarcasmo de ser humano
em cenas, texturas e sons que nos deslocam para imprevisÃveis camadas, num espetacular
filme livre de meia hora que voa retina adentro mostrando um pouco do karma de
ser brasileiro, um filme inacreditável.
Guilherme Whitaker ”