Todos os anos, a MFL colabora com a forma��o do p�blico e de novos realizadores. Nesta edi��o, o pesquisador Hernani Heffner (MAM-RJ) ministrar� o curso "Cinema e Mem�ria: O uso de materiais de arquivo na produ��o contempor�nea" nas tr�s cidades: Rio de Janeiro, S�o Paulo e Bras�lia.� A participa��o � gratuita e as inscri��es s�o feitas pelo site da MFL.�
SP - de 23 a 26 de mar�o, das 14h �s 17h, Cinema do CCBB - 60 vagas��
RJ - de 28 a 31 de mar�o, das 14h �s 17h, Cinema 1 do CCBB - 80 vagas
DF - de 25 a 28 de abril, das 14h �s 17h, Cinema do CCBB - 70 vagas - INSCRI��ES ENCERRADAS
Obs: Como alguns dos inscritos n�o comparecem, faremos lista de espera no local das aulas, havendo assentos vazios n�o inscritos poder�o participar das aulas
Ementa:� O arquivo est� na moda. Menos como o espa�o institucional destinado � patrimonializa��o da cultura em suas diversas manifesta��es, usos e sentidos, e mais como uma met�fora de um reposit�rio acumulado que cumpre descobrir, pesquisar, ressignificar em dimens�es que v�o da mem�ria � hist�ria, do passado ao tempo, do esquecimento � preserva��o, da materialidade � virtualidade. N�o se trata s� de usar o arquivo como um instrumento de nostalgia e mesmo de nega��o do presente e do futuro, ou como banco de dados para preencher lacunas de mais uma tentativa de narrativa coerente do passado, ou ainda como campo de experimenta��o formal, mas de investigar suas arquiteturas discursivas ao longo de um tempo que vai se sedimentando, � maneira do palimpsesto beijaminiano. Teria a imagem audiovisual estrada e carga suficientes para uma tal opera��o? Seriam os softwares, a educa��o sonora e visual, e a busca incessante por novos �cases� art�sticos capazes de produzir uma est�tica diferenciada? Sustenta-se que o arquivo como elemento de significa��o (qualquer documento arquiv�stico) est� entre a narrativa e o contigente, entre sil�ncios e esquecimentos, entre o outro que ele enuncia e o ser que o utiliza, entre sua pr�tica (burocr�tica) inerente e a rearticula��(art�stica) que dele fazem. O curso vai debater algumas dessas implica��es relacionando-as ao universo da produ��o audiovisual contempor�nea.
T�picos de aula
-��������O conceito de arquivo no campo da arte
-��������O arquivo como lugar de pr�ticas criativas
-��������Do arquivo geral ao arquivo pessoal
-��������Filmes de arquivo � tend�ncias contempor�nea
Filmografia de apoio
Di�rio de Sintra (2008) � Paula Gait�n
Santos Dumont: pr�-cineasta? (2010) - Carlos Adriano
Retratos de identifica��o (2014) � Anita Leandro
N�o me fale sobre recome�os (2016) � Arthur Tuoto
No instante agora (2017) � Jo�o Moreira Salles
Imagens do Estado Novo 1937-1945 (2017) � Eduardo Escorel
�Classifica��o indicativa: Livre�