BIMI SHU YKAYA Inédito no RJ Selecionado PREMIADO


Bimi tornou-se a primeira mulher ind�gena Huni Kuin a organizar sua pr�pria aldeia, uma atividade at� ent�o exclusiva dos homens. Em sua trajet�ria de vida, por sua personalidade forte e determinada, enfrentou uma s�rie de dificuldades. Sobretudo devido a quest�es hier�rquicas e tradicionais do povo Huni Kuin, uma sociedade essencialmente patriarcal, resultando na sa�da de sua terra ind�gena de origem, culminando na organiza��o de uma nova aldeia, na qual desenvolve v�rios pap�is, dentre eles, paj� de cura, detentora de saberes ancestrais do povo Huni Kuin.
Direção: Yube Huni Kuin; Isaka Huni Kuin; Gilson Huni Kuin
Duração: 52min
UF/Ano: AC/2018
Classificação Indicativa: 14 anos
Equipe: Roteiro: Isaka Huni Kuin, Si� Huni Kuin e Tiago Campos. Produ��o Executiva: Diego Medeiros. Dire��o de Produ��o: S�rgio de Carvalho. Dire��o de fotografia: Ernesto Carvalho. Som: Tiago Campos. Montagem: Tiago Campos. Mixagem: Nicolau Domingues. Desenho de som: Nicolau Domingues.
Elenco: Bimi, Isaka e Si� Huni Kuin
Contato: A.S.C E SOUZA - PRODUTORA ; Saci Filmes - saciconteudo@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/bimifilme/

Texto Premiação


"A mostra territ�rios da Mostra do Filme Livre se prop�s a explorar obras que refletem sobre o uso da terra, urbanidades e migra��es, e que tinham em comum a busca por um tempo inerente aos espa�os e situa��es filmadas. Filmes que trouxeram a urg�ncia de lutas por territ�rios - f�sicos, espirituais ou imagin�rios - e relatam o momento presente da sociedade brasileira.

Neste contexto o filme BIMI SHU IKAYA se destaca pela abordagem da linguagem cinematogr�fica que utiliza o ritmo da vida e dos acontecimentos numa profunda rela��o com o tempo que o cinema consegue conceder � narrativa. Ao usar da metalinguagem como artificio � narrativa, o filme ganha pot�ncia ao revelar a urg�ncia e a pertin�ncia da ferramenta do cinema para preserva��o da mem�ria da av� Bimi (e de toda a cultura dos povos ind�genas, que tem a caracter�stica da oralidade, org�nica e ef�mera).

O territ�rio encenado � o territ�rio f�sico da floresta, mas tamb�m o da mem�ria. O diretor busca preservar a vida da av� como uma forma de preservar a sua luta e sua import�ncia na cultura de seu povo, como algu�m que modificou as estruturas e hoje tem um papel de lideran�a e compartilhamento de conhecimentos na tradi��o oral. O momento do filme � o momento de louvar a trajet�ria de Bimi. Para al�m disso, BIMI SHU IKAYA � tamb�m uma busca metalingu�stica pelo lugar/territ�rio dentro do cinema, do acesso a apoios e incentivos para exercer a atividade como maneira de sobreviv�ncia. Um lugar de exist�ncia, do saber e de persistir. A resist�ncia e a perman�ncia como forma de conhecimento e tradi��o.

BIMI SHU IKAYA evidencia o potencial do cinema como possibilidade democratizadora que, com o suporte do projeto V�deo Nas Aldeias (de Vincent Carelli), tem colocado a ferramenta audiovisual e sua capacidade de registro, ao alcance dos povos ind�genas.'

J�ri MFL2019 Bras�lia - Liz Sandoval, Tadeu Brito e Juliana Melo, coletivo Cinema Urbana

PROGRAMAÇÃO


(informações fornecidas pelos filmes no ato da inscrição online)